A terceira idade começa a partir dos 60 anos e caracteriza-se por mudanças físicas e orgânicas do ser humano. É natural que as pessoas apresentem dores articulares, diminuição da flexibilidade, força e equilíbrio.

Para amadurecer com qualidade de vida e saúde, é imprescindível a presença de atividades físicas no cotidiano das pessoas que se encontram na terceira idade.

A prática do Pilates é um grande aliado para vivenciar essa fase com muita plenitude, disposição e bem-estar.

O método é uma técnica de reeducação do movimento que trabalha com o corpo inteiro, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Por trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates melhora a concentração, o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo.

Sendo assim, os idosos que incluírem aulas de Pilates no seu cotidiano serão beneficiados na realização de suas atividades diárias com maior segurança nos movimentos devido à melhor sustentação dos membros.

Ademais, com o auxílio do Pilates, é possível manter os ossos mais fortes e reduzir os riscos de osteoporose, quedas e fraturas.

O Pilates para a terceira idade conta com uma série de exercícios controlados e de baixo impacto. Os instrutores respeitam os limites de cada indivíduo e cada movimento realizado é acompanhado por um atendimento personalizado.

Benefícios do Pilates para Terceira Idade:

1. Previne lesões
 

As lesões podem ser mais comuns na terceira idade devido aos desequilíbrios corporais que podem causar quedas e aos desgastes que ficam mais propensos nessa fase da vida.

O Pilates fortalece o corpo e garante maior condicionamento físico, prevenindo e reduzindo as chances de surgirem novas lesões.

2. Reduz as dores
 

As dores nas articulações são muito comuns quando as pessoas entram na terceira idade, pois os ossos tendem a se desgastarem.

Quando se pratica Pilates na terceira idade, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de maneira conjunta.

Sendo assim, os indivíduos garantem uma melhor estabilidade do corpo e as dores tendem a diminuir.

3. Corrige a postura
 

Com a chegada da terceira idade, o corpo muda  e a tende a envergar gerando as más posturas.

Os exercícios do Pilates trabalham diretamente com a postura devido aos movimentos que fortalecem a coluna e ajudam a garantir maior consciência corporal.

Ademais, ao praticar o Pilates, os indivíduos fortalecem seu corpo e ganham mais energia para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

4. Aumenta a flexibilidade
 

A flexibilidade é um dos maiores ganhos que as pessoas adquirem quando começam a praticar Pilates.

Sendo assim, mesmo durante a terceira idade, os indivíduos garantem uma maior flexibilidade devido aos exercícios que trabalham o corpo alongando e tonificando.

5. Aumenta o equilíbrio
 

Com o passar dos anos, o equilíbrio do corpo tende a diminuir, deixando os indivíduos mais propensos a quedas.

Com a prática do Pilates, há um aumento da força muscular e o equilíbrio corporal é restaurado, reduzindo as chances de queda.

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